


'MARIA ELENA E O POTE DE GELEIA VENCIDO'
TCC - direção, roteiro, edição, efeitos especiais
Em 2022 realizei, junto da minha parceira de curso (e de vida) Paola Oliveira, o TCC mais legal do mundo: escrevemos e dirigimos um filme, com uma equipe formada apenas por mulheres e não bináries.


tipografia por Brenda Mie

"A nostalgia é um atrativo utilizado pela indústria cinematográfica para alcançar mais espectadores e aumentar sua lucratividade. Nesse contexto, os anos 1980 vêm sendo uma das épocas mais retratadas no audiovisual contemporâneo. Por sua vez, os filmes coming of age, que tratam sobre amadurecimento, também utilizam a sensação nostálgica para prender a audiência. O curta-metragem “Maria Elena e O Pote de Geleia Vencido” acompanha um dia de uma menina de 17 anos cuja vida gira em torno do consumo de narrativas audiovisuais da década de 1980, mas que, ao viajar no tempo para aqueles anos, percebe que neles a vida real não é como nos filmes que ela tanto amava. A proposta do projeto, ao contrário do que normalmente é apresentado pelo cinema, é subverter a romantização da nostalgia imposta pela indústria a respeito da década de 1980, ao abordar assuntos delicados com sarcasmo e humor, aproximando-se assim do gênero coming of age. Dessa forma, o curta busca abrir portas para o mercado de trabalho, alcançando o público jovem através de premiações e plataformas audiovisuais da internet, para que a nostalgia seja não somente uma ferramenta de lucro, mas também uma reflexão sobre como enfrentamos o presente."
RESUMO DO MEMORIAL

A narrativa do nosso curta-metragem, portanto, acompanha Maria Elena, uma garota de 17 anos que adora filmes dos anos 80 e, por se sentir excluída, acredita que sua vida seria muito melhor se ela fosse dos anos 80. Um dia, depois de discutir com a sua mãe, Maria Elena come, sem querer, uma geleia vencida que a leva para sua década favorita. Lá, ela encontra sua mãe mais jovem e descobre que as coisas não eram como nos filmes.
Assim, Maria Elena e o Pote de Geleia Vencido visa explorar duas pautas principais a partir desse olhar feminino: primeiro, a nostalgia, e como ela não deve ser tratada apenas como uma ferramenta de lucro, mas sim como um objeto de reflexão acerca da nossa insatisfação, como sociedade, pelo presente. E em segundo, a relação entre mãe e filha, que foi o principal fio condutor narrativo para mostrarmos que a sensação de deslocamento com o presente está e sempre esteve presente em diversas gerações, trazendo à tona os ciclos geracionais.







Como dito no início, um dos nossos objetivos era construir uma equipe completamente composta por mulheres e não binários. O filme só saiu do papel de verdade por conta dessa dedicada equipe que tivemos. O foco principal do curta sempre foi que pudéssemos crescer e aprender juntas, e a cada set de filmagem pudemos perceber a evolução de cada uma. Foi o set de filmagem mais gostoso e colaborativo do mundo.

Para o nosso filme fizemos também um videoclipe e uma música original, chamada 'Garota do Futuro', composta e cantada pelos nossos queridos amigos Nuno Franco e Mariana Viana. O videoclipe tem importância para o curta uma vez que está atrelado à linha narrativa da mãe de Maria Elena, que na década de 80 era uma modelo famosa nos EUA, e por isso, serviu como modelo para um videoclipe de uma banda brasileira que estava tentando se lançar nos EUA.


foto por Marina Mas
Costumo dizer que "Maria Elena e o Pote de Geleia Vencido" é um filme de primeiras vezes. Foi nossa primeira vez lidando com uma equipe tão grande, nossa primeira vez dirigindo um filme com falas. Primeira vez das meninas da fotografia, das meninas da arte e das meninas do som. Nossa primeira vez filmando com uma Black Magic 4K. A primeira vez da nossa querida protagonista, Teresa Aith, na frente das câmeras. O resultado foi um 10 na banca avaliada, mas esse projeto significou muito mais do que uma nota para a gente. Foi um aprendizado, a criação de uma família e uma realização imensa.
Enquanto não podemos publicar o filme, aqui vão alguns prints de cenas para vocês:

Posteriormente, em 2023, o curta fez parte da mostra "Grandeza" no Cine Marquise, desenvolvida por mim e por Paola Oliveira, e também selecionado e exibido no "Cine na Praça".





